Informações Sobre O Filme Sexta-Feira 13

Imagens De Divulgação: Pôster | Imagem De Fundo
Titulo No Brasil: Sexta-Feira 13
Titulo Original: Friday the 13th
Categorias: Terror
Diretor: Sean S. Cunningham
Lançamento: 1980
Lançamento No Brasil: 01/12/1980 (BR)
Duração: 1h 30m
Classificação: 18 anos
Sinopse: O Acampamento Crystal Lake será reaberto. Monitores ansiosos, seus olhos brilhando com nobres ideais, e seus hormônios à flor da pele, estão prontos para liderar as canções e brincadeiras dos hóspedes. Mas há um jogo que não constava na lista de atividades. Alguém resolveu brincar de...
"Mate o Monitor".
Slogan: Eles foram avisados. Eles estavam condenados. E na sexta-feira 13, nada os salvará.
Votos: 163710 | atualizado em: 16/03/2025
Nota: 6.4 | atualizado em: 16/03/2025
Personagem 1: Mrs. Voorhees (Adrienne King)
Personagem 2: Alice (Kevin Bacon)
Personagem 3: Marcie (Robbi Morgan)
Personagem 4: Annie (Betsy Palmer)
Personagem 5: Jack (Jeannine Taylor)
Personagem 6: Bill (Laurie Bartram)
Tags: Terror | Filme De 1980
Id Tmdb: 4488
Onde Assistir: Max
Curiosidades Do Filme Sexta-Feira 13
Sexta-Feira 13 (1980) é um dos filmes mais emblemáticos do gênero slasher e ajudou a definir o estilo de filmes de terror da década de 1980. Dirigido por Sean S. Cunningham, o filme apresentou o infame assassino Jason Voorhees, cujas façanhas continuaram por várias sequências. Aqui estão algumas curiosidades sobre Sexta-Feira 13 que você provavelmente não sabia.
1. Embora Sexta-Feira 13 seja lembrado como o ponto de partida para o personagem Jason Voorhees, ele não era o assassino no primeiro filme. O verdadeiro assassino é a mãe de Jason, Pamela Voorhees, interpretada por Betsy Palmer. O filme só mostrou Jason como o assassino nas sequências.
2. O orçamento inicial de Sexta-Feira 13 foi extremamente baixo, cerca de $500.000. Mesmo com esse orçamento modesto, o filme se tornou um sucesso de bilheteira, arrecadando cerca de $40 milhões, o que tornou Sexta-Feira 13 um dos maiores sucessos financeiros do gênero slasher na época.
3. A máscara icônica de Jason Voorhees, que se tornou sinônimo do personagem, não apareceu até o terceiro filme da franquia. No primeiro e segundo filmes, Jason aparece com um saco de estopa sobre a cabeça, até finalmente vestir a máscara no Sexta-Feira 13 Parte 3. A máscara de hóquei, famosa até hoje, foi uma improvisação dos designers de produção.
4. Uma curiosidade interessante sobre o som do filme é que a música de abertura de Sexta-Feira 13 foi composta por Harry Manfredini e é extremamente eficaz em criar um clima de suspense. O famoso "ki-ki-ki, ma-ma-ma" que acompanhava os assassinatos é uma vocalização artificial da palavra "kill" (matar), que se tornou um dos sons mais icônicos da história do cinema de terror.
5. Durante a filmagem de Sexta-Feira 13, a produção enfrentou vários desafios. Um dos maiores problemas foi o local de filmagem, a velha cidade de Crystal Lake. Para criar o ambiente de um acampamento abandonado e assustador, os cineastas tiveram que transformar a pequena cidade em um set assustador e convincente. Na verdade, o "Crystal Lake" que vemos no filme é um lago local em Nova Jersey, não um estúdio de filmagem.
6. O famoso golpe de facão do personagem de Jason foi inspirado por filmes de terror mais antigos, como Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Muitos dos métodos de filmagem de Sexta-Feira 13 refletiram um estilo semelhante, com cortes rápidos, trilha sonora perturbadora e uma série de reviravoltas envolvendo os personagens.
7. Inicialmente, Sean S. Cunningham não queria que o filme fosse muito "sangrento" ou explícito, mas à medida que o projeto foi se desenvolvendo, o diretor percebeu que os fãs de filmes de terror esperavam bastante violência gráfica. Apesar disso, o sangue e a violência explícita em Sexta-Feira 13 foram realizados com um tipo de "crueldade cinematográfica" que muitos cineastas de terror imitaram em filmes subsequentes.
Sexta-Feira 13 não só inaugurou a lendária franquia de terror, como também solidificou os filmes slasher como parte central do terror no cinema. Jason Voorhees se tornaria uma das figuras mais emblemáticas do gênero e a franquia ainda continua a atrair legiões de fãs. Mesmo mais de 40 anos após o lançamento, o impacto cultural de Sexta-Feira 13 permanece vivo no terror moderno.